quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Grupo de Pesquisa promove curso sobre reportagem na UEPB


O Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Literatura (GPJL) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vai promover um curso de curta duração com o tema "A reportagem de Realidade", que será ministrado pelo professor Carlos Azevedo nos dias 18 e 19 de março,sempre das 15 às 18h, na sala das Eletivas. As inscrições são gratuitas e estão sendo feitas na Secretaria do Curso de Comunicação, no Bairro de São José, em Campina Grande. Os participantes irão receber pasta com material didático sobre o assunto e certificado ao final do curso.

"Para priorizar a qualidade, iremos abrir apenas 25 vagas, uma vez que o trabalho com um pequeno grupo proporciona uma melhor interação e aproveitamento", revelou o professor Carlos Azevedo. Segundo ele, o curso propõe de maneira rápida uma formação sobre os principais nomes da reportagem brasileira que passaram pelas páginas da revista Realidade, considerada um marco na história do jornalismo brasileiro.
“Precisamos entender a revista Realidade não só como parte da história da imprensa brasileira, mas também como uma das mais importantes e bem sucedidas experiências de jornalismo literário no Brasil. A realização do curso vai oportunizar aos jovens estudantes de jornalismo o contato com textos de verdadeiros artífices da reportagem. Vai ser uma experiência marcante para a formação cultural deles”, comentou o professor Carlos Azevedo.
O Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Literatura (GPJL) é cadastrado no Diretório Geral dos Grupos do CNPq e também é certificado pela Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) da UEPB. Reunindo professores e estudantes de jornalismo de todo o Estado, o GPJL foi criado em agosto de 2008. O Grupo de Pesquisa atua em três linhas: “A crônica no jornalismo paraibano, gênese e desenvolvimento”, “Hibridismo e ruptura de gêneros no jornalismo contemporâneo” e “Suplementos literários e Jornalismo Cultural”.
Participam do Grupo professores como o crítico literário Hildeberto Barbosa Filho (autor dos livros “O escritor e seus intervalos” e “Às horas mortas”, ambos publicados pela Idéia Editora), o professor Edônio Alves do Nascimento (“As ligações perigosas-jornalismo e literatura na década de 70”, pela editora da UFPB) e a pesquisadora Sandra Raquew dos Santos Azevedo ( autora de “Gênero, rádio e educomunicação” e “Cartografias”, publicados pela UFPB).
“Através do estudo da Crônica pretende-se produzir pesquisas sobre a relação entre jornalismo e literatura no trabalho de escritores/jornalistas paraibanos, como também a realização de pesquisas que enfoquem a relação entre crônica, cotidiano e cidade; entre crônica e outros gêneros jornalísticos/literários”, revelou o professor Carlos Azevedo, líder do GPJL.
“Pretendemos também no grupo estudar as relações estabelecidas entre a literatura e a crítica cultural que se produz hoje na Paraíba. Pensar historicamente a crítica literária através de seu desenvolvimento e transformações. Estabelecer um diálogo entre o pensamento acadêmico e os profissionais que atuam na crítica cultural do Estado”, afirmou o professor.

O professor Carlos Azevedo é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e na mesma instituição concluiu o mestrado em Letras, com dissertação sobre a participação do escritor-jornalista João Antônio na revista “Realidade”, na década de 60. A dissertação foi publicada em forma de livro pela Idéia Editora de João Pessoa. Docente do Curso de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), concluiu o Doutorado em Letras na Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Assis, interior de São Paulo, com uma tese sobre a escritura híbrida de João Antônio, orientada pelo professor doutor Antônio R. Esteves.
Maiores informações sobre o Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Literatura (GPJL) podem ser obtidas na página (http://gpjl.blogspot.com/) ou pelo telefone 9179-3836, diretamente com o professor Carlos Azevedo.

Nenhum comentário: