segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Exposição Feiras do Semiárido

    Acontece na manhã dessa terça-feira, 24, véspera de Natal, a Exposição Fotográfica Feiras do Semiárido, que apresenta o trabalho dos fotógrafos Carlos Azevêdo, Roberta Ramos e Sandra Raquew Azevêdo. A exposição será aberta durante a Feira Agroecológica realizada no Museu do Algodão, a partir das 6h, em Campina Grande. O Museu do Algodão fica situado à Rua Benjamin Constant, próximo ao Açude Velho.
    O trabalho é o resultado de um registro etnográfico nas feiras de produtos orgânicos organizadas por agricultoras e agricultores do Pólo Sindical da Borborema, nos municípios de Campina Grande e Lagoa Seca.                Durante dois anos os fotógrafos fizeram o registro do cotidiano dos agricultores, especialmente das mulheres rurais, nas feiras e em suas propriedades como parte integrante do projeto de pesquisa sobre a participação feminina no mercado de produtos orgânicos, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq.
Foto: Sandra Raquew Azevêdo
   As fotografias podem ser apreciadas por agricultores e consumidores da Feira durante mais um aniversário da Campanha Natal sem Veneno, que teve início em 2003, como marco inaugural do acesso dos agricultores familiares aos mercados de produtos orgânicos na Paraíba. O trabalho do Pólo Sindical da Borborema teve início em 1996, de acordo com Diógenes Chaves, técnico da entidade, no intuito consolidar dinâmicas de experimentação e intercambio na agricultura familiar voltados à produção agroecológica.
    Atualmente a entidade está à frente da realização de oito feiras, nos municípios de Campina Grande, Lagoa Seca, Esperança, Massaranduba, Alagoa Nova, Remígio e Solânea, envolvendo a produção e comercialização de produtos orgânicos de cerca de 120 agricultores familiares de 16 municípios da região do Agreste da Borborema.

Sobre os fotógrafos - Carlos Azevêdo é jornalista, docente do DECOM-UFPB e ganhador do Lambe-Lambe Novos Talentos da Fotografia Paraibana pela Agência Ensaio. Roberta Ramos é estudante de Comunicação Social, da UFCG e educomunciadora. E Sandra Raquew Azevêdo é jornalista, docente de jornalismo na UFPB e realiza pesquisas com o apoio do CNPq. Já participou das Mostras Fotográficas Lambe-Lambe Novos Talentos da Fotografia Paraibana, Mulheres Fotógrafas - panorama da fotografia brasileira produzida na Parahyba e Etnografias do Invisível (Coletivo Conspirando, Santiago do Chile).

Nenhum comentário: